Diálogos


A TIPOLOGIA DE SPRANGER

 

- Entre os temas a serem resumidos o senhor havia relaciona­do a tipologia de Spranger.

                        - É verdade. Nas "Formas de Vida", Spranger analisa a concepção jônica, passa pela concepção ateniense e chega a concepções modernas. Eu substitui a concepção estruturalista, o naturalismo, o idealismo da liberdade de Spranger, por uma tipologia na qual havia vasocomunicação das experiências do comportamento filosófico­histórico. Substitui assim: o naturalismo ficava, mas com uma caracterização diferente. Também sua reiteração na História através, por exemplo, da forma positivista, que quase desfigura sua concreção. Substituí o idealismo objetivo, que corresponde ao panteísmo, posição cantada pelo velho Goethe, por um antropocentrismo. O naturalismo era um cosmocentrismo; o antropocentrismo ia atender à conversão do corpo ao mundo interior, mantendo parte do positivismo de Comte, numa modalidade de configuração histórica própria, enquanto ele teve a intenção de fazer um humanismo, para reformar a sociedade. Substituí depois aquela posição, que Dilthey considera ateniense, vertical, u~ afirmação da transcendência humana, por um teocentrismo.